29/04/2012

"É urgente"

Tenho conhecido momentos diferentes. Momentos tão puros e simples com os quais nunca me tinha deparado antes.

Aqueles momentos em que tudo lá fora pára e nada mais parece ser ter tanta importância. Em que nos sentimos na obrigação de estar gratos com cada bocadinho do dia. De podermos rir de dia e de noite. De termos motivos para rir durante o dia e durante a noite. Durante a tarde, durante o jantar e o almoço. Com pessoas diferentes e por coisas diferentes e distintas.

Aqueles momentos em que damos um passo gigante (tão gigante que se torna imperceptível) no nosso caminho. Que não nos faz andar para a frente, porque ficamos simplesmente no mesmo sítio, mas cá dentro muita coisa muda. Não tudo. Não tudo. Mas muita coisa. Muita coisa remexe e re-organiza-se. Escolhe-se melhor a posição ideal. O lugar mais confortável. Aceitam-se os riscos e arrisca-se. Arrisca-se por saber o que nos faz feliz. Deixa-se a rotina e deixa de se tomar cuidado. É preciso ter cuidado com o cuidado. Ás vezes somos tão cuidadosos que nos tornamos descuidados. Descuidados com a realidade. Com o que realmente é, com o que realmente devia ser, com o que realmente queremos que seja. Descuidados com o mapa interior. Perdemo-nos no caminho e às vezes é difícil voltar atrás. Ás vezes, mesmo quando percebemos que estamos no caminho errado, é difícil voltar atrás. Porque parece que assinamos um contracto de perdedor. Parece que aceitamos esse lugar de vencido. De quem tentou e não conseguiu. Então deixamo-nos ficar com medo de aceitar que foi tempo perdido.

Eu acho que não. Acharei sempre que não. Voltei atrás e percorri tudo de novo. E nada soube tão bem como chegar a estaca zero e recomeçar de mãos a abanar. Nada soube tão bem na vida do que o sorriso de saber que vivi. Perdi, sim. Mas vivi também. E quem vive perde antes de vencer. Quem vive chora antes de rir. Quem vive é infeliz - é preciso conhecer a infelicidade para procurar algo melhor. Viver é tudo. Errar é tudo. É tudo o que nos torna gente crescida.

O caminho para trás às vezes é preciso ser feito. Ser enfrentado. Ser chorado.
Para que depois se sinta essa felicidade. Essa sabedoria enorme que se ganha do dia para a noite. Esse euromilhões de coisas boas. De momentos. De alegria. De risos e sorrisos.

Ás vezes é preciso. Mesmo quando não se quer. Principalmente quando não se quer.

1 comentário:

Inês disse...

Acho que este é o teu melhor post de sempre. Minha menina crescida :)